Perícia em Telecomunicações

Perícia e aferição de velocidade contratada de conexão a Internet e consumo de créditos telefônicos. Análises de pacotes de tráfego com ordem judicial. Avaliação de malhas de fibra-óptica e funcionalidade de redes. Medição de funcionalidade de redes sem fio. Exames técnicos envolvendo bilhetagem, tarifação e interconexão. Avaliação sobre a não conclusão de chamadas e cobranças abusivas. Avaliação financeira de ativos de telecomunicações. Perícias em usos clandestinos e não autorizados de telecomunicações, em procedimentos de licitações e outorgas de faixas.

Atuação em perícias envolvendo bypass e man in the middle

Não é ilícito economizar a conta de telefonia. Mas é ilegal driblar e alterar a rota “natural” das ligações para se economizar. Um exemplo é aquele que se vale de aparelhos e técnicas para realizar uma chamada interurbana ou internacional pagando uma ligação local.

As empresas de telefonia possuem técnicas de investigação para detectar quando um cliente está realizando uso irregular do seu plano de telefonia, tendo a capacidade de cancelar o contato e o plano. Incrivelmente, fraudadores ainda buscam o judiciário almejando reparação pelo que supõem se tratar de um cancelamento indevido de contas telefônicas.

Por outro lado, algumas vezes ocorre o erro por parte da empresa de telefonia, que equivocadamente entende que está sendo realizado o “bypass” (fraude). Nestes processos a perícia em informática é indispensável e seu ponto controvertido será apurar a ocorrência ou não da fraude e como foi realizada, sobretudo, apontando quem é o autor ou responsável.

A Legaltech, com vasta experiência em investigações e auditorias em telecomunicações, conta com profissionais aptos a realizarem perícias em casos envolvendo suspeita de uso fraudulento de contas telefônicas. Com técnicas internacionalmente reconhecidas, softwares e critérios adequados, é capaz de apontar com precisão a ocorrência ou não de fraudes em telefonia móvel e fixa, com a finalidade de reduzir indevidamente os custos telefônicos, precisando os responsáveis e modus operandi.

Dispomos de estrututa para avaliar centenas de contas simultaneamente, apresentando laudo pericial com total conformidade para ser utilizado em eventual processo judicial e/ou demandas envolvendo contratos de telefonia móvel.